MANUAL RESUMIDO DO APLICATIVO DÉBITO200.EXE

 

Acesso ao sistema:

Usuário: MASTER  Senha: MASTER Clique em [Acessar]

 

1.    Objetivos:

Este aplicativo tem objetivo de controlar e acompanhar os débitos em conta-corrente de clientes conveniados e previamente autorizados.

 

2.    Cadastramento de clientes:

Não é necessário cadastrar o cliente no sistema, o cadastro será automático.

Passos para cadastrar um cliente no débito automático:

Os passos devem ser obedecidos, passando para o passo seguinte apenas quando o passo anterior estiver concluído com sucesso.

 

-          Passo 1: Solicitar que o cliente preencha e assine o formulário de autorização de débito automático. No campo código, pode-se preencher com o CPF ou um número sequencial qualquer, contanto que este número não se repita para outros clientes.

-          Passo 2: Entregar o formulário ao funcionário da CAIXA responsável pelo Cadastramento ( anotar o nome e telefone deste funcionário ).

-          Passo 3: No dia seguinte, capturar o retorno clicando na seguinte seqüência:

 

[Conexão],[Retorno],[Capturar retorno]

 

Faça os procedimentos para receber arquivos. Verifique as mensagens para saber se foram recebidos arquivos. Neste momento pode ocorrer um dos casos a seguir:

 

1.o CASO:

Se a conexão ocorreu com sucesso, mas não houve recepção de arquivos, contate o funcionário do Passo 2 e informe que o cliente não foi cadastrado. No dia seguinte, repita o passo 3 do início.

 

2.o CASO:

Se a conexão não ocorreu com sucesso, tente mais tarde. Se após 3 tentativas em horários diferentes e a conexão não obteve sucesso, ligue no 0800-726-0104 opções 5 e explique o problema com a conexão. Antes de ligar tenha em mãos o apelido cadastrado na CAIXA para sua empresa, ou o CPF/CNPJ da empresa. Antes de ligar, verifique se sua internet está normal. Após o problema resolvido, volte ao início do Passo 3.

 

-          Passo 4: Tratar o retorno clicando na seguinte seqüência:

 

Após recebido o arquivo é necessário tratá-lo para saber o seu conteúdo. Para isso clique na seqüência:

[Conexão],[Retorno],[Tratar retorno], clique sobre o arquivo de retorno recebido.

Verifique no relatório do retorno quem foi cadastrado e quem não foi. Os que não foram cadastrados precisam ser informados ao funcionário do Passo 2 e no dia seguinte repetir o passo 3.

Os clientes que forem cadastrados já podem ter seus valores de débitos inserido no aplicativo e depois enviados para a CAIXA.

O programa permite o cadastro manual de um cliente, porém a CAIXA só aceitará esse cadastro se a convenente for autorizada para isso. Essa autorização ocorre normalmente para empresas de serviços públicos, como Água, Luz e Telefonia.

 

3.    Inclusão de débito para clientes:

 

Existem duas formas de cadastrar o débito dos clientes:

a) Por Listagem ( Usado para grande quantidade de clientes )

b) Individual ( Usado para pequena quantidade de clientes ou para acertar algum cliente que foi cadastrado errado na opção acima )

 

Após a confirmação do cadastramento ( ocorrida no passo 4 do item anterior ), gere os débitos clicando em:

 

Na opção (a)

[Cadastros],[Lançamentos][Por Listagem]

Digite a data em que o débito deverá ser efetuado na conta do seu cliente.

Digite os valores para cada cliente que será debitado. Para os clientes que não serão debitados, deixe 0,00.

Em qualquer momento, pode-se clicar na opção VER O TOTAL para poder conferir se está correto.

Quando tudo estiver terminado, basta clicar em GERAR OS DADOS e seguir as instruções.

 

Nesta tela ainda tem algumas opções que não é da rotina normal, mas que um dia pode ser útil. São elas:

Você pode deixar todos os valores iguais a de um certo mês que já foi gerado. Para isso, onde tem DATA DO MOVIMENTO selecione o movimento desejado. Em seguida clique no quadro onde tem IMPORTAR VALORES. Neste momento, todos os valores serão importados. Se der errado ou não for o movimento desejado, basta sair desta tela sem clicar em GERAR OS DADOS.

Outra opção é: PARA NÃO EXCLUIR, GERAR ZEROS. Esta opção é o seguinte: Caso este cliente passe muito tempo sem receber nenhum débito, será excluído do banco de sacados na CAIXA. Para isso não acontecer, de vez em quando deve marcar esta opção. Daí quando for gerar os valores para débito, também vai gerar para quem está com 0,00 no valor.

 

 

Na opção (b)

[Cadastros],[Lançamentos][Individual]

 

Etapa 1

Digite a data em que deseja que o valor seja debitado.

Clique no nome do cliente e em seguida digite o valor desejado.

Se a informação estiver correta, clique em [Incluir]

Repita a etapa 1 para quantos valores desejas lançar.

 

Após todos os valores lançados, é necessário conferir. Para isso faça:

 

Etapa 2

clique em [Relatórios], [Arquivo a ser gerado - Todos]

Confira os valores e clientes. Se não estiver correto, verifique neste manual como fazer os acertos. Se os valores estiverem corretos, faça a transmissão.

 

Fazendo a transmissão,

 

Etapa 3

Clique na seqüência:

[Conexão], [Remessa], [Gera arquivo de todas as datas para o banco]

Quando for perguntado se deseja transmitir, escolha [SIM]

Acompanhe a transmissão atentamente para ter certeza que o arquivo realmente foi transmitido. Neste momento pode ocorrer um dos casos a seguir:

 

 

1.o Caso:

Se o arquivo foi transmitido normalmente, no dia seguinte é necessário capturar arquivo retorno, neste caso veja a etapa 4 que informa como receber e tratar os arquivos.

 

2.o Caso:

Se o arquivo não foi transmitido, é necessário tentar novamente para isso clique na seqüência:

[Conexão], [Remessa], [Transmite arquivo para o banco]

Se após 3 tentativas em horários diferentes e a conexão não obteve sucesso, ligue no 0800-726-0104 opções 5 e explique o problema. Antes de ligar tenha em mãos o apelido cadastrado na CAIXA para sua empresa, ou o CPF/CNPJ da empresa. Antes de ligar, verifique se sua internet está normal. Após o problema resolvido e o arquivo transmitido, vá para a

 

Etapa 4

Após o arquivo transmitido, no dia seguinte é necessário capturar o retorno e confirmar se os débitos lançados foram aceitos pela CAIXA.

Para isso, clique em:

    [Conexão],[Retorno],[Capturar retorno]

 

Faça os procedimentos para receber arquivos. Neste momento pode ocorrer um dos casos a seguir:

 

1.o CASO:

Se a conexão ocorreu com sucesso, mas não houve recepção de arquivos, provavelmente o seu arquivo não foi transmitido no dia anterior. Então contate o 0800 e verifique o que ocorreu, após resolvido, no dia seguinte, repita a Etapa 4 do início.

 

2.o CASO:

Se a conexão não ocorreu com sucesso, tente mais tarde. Se após 3 tentativas em horários diferentes e a conexão não obteve sucesso, ligue no 0800-726-0104 opções 5 e explique o problema. Antes de ligar tenha em mãos o apelido cadastrado na CAIXA para sua empresa, ou o CPF/CNPJ da empresa. Antes de ligar, verifique se sua internet está normal. Após o problema resolvido, volte ao início da Etapa 4.

 

Etapa 5: Tratar o retorno clicando na seguinte seqüência:

 

Após recebido o arquivo é necessário tratá-lo para saber o seu conteúdo. Para isso clique na seqüência:

[Conexão],[Retorno], [Tratar retorno], clique sobre o arquivo de retorno recebido.

Verifique no relatório do retorno quem foi aceito e quem não foi. Os que não foram aceitos precisam ser informados ao funcionário do Passo 2 e em seguida tomar alguma medida para consertar, dependendo do problema.

Os que forem aceitos, terão seus débitos lançados no dia solicitado.

 

4.    Verificando se o cliente foi debitado:

 

Um dia após a data em que o débito deveria ocorrer, é necessário capturar arquivo e ver se o débito ocorreu com sucesso, para isso faça:

 

Fase 1

 

[Conexão],[Retorno],[Capturar retorno]

Faça os procedimentos para receber arquivos. Neste momento pode ocorrer um dos casos a seguir:

 

1.o CASO:

Se a conexão ocorreu com sucesso, mas não houve recepção de arquivos, provavelmente houve alguma falha. Então contate o 0800 e verifique o que ocorreu. Antes de ligar tenha em mãos o apelido cadastrado na CAIXA para sua empresa, ou o CPF/CNPJ da empresa. Antes de ligar, verifique se sua internet está normal. Após resolvido, no dia seguinte, repita este item do início.

 

2.o CASO:

Se a conexão não ocorreu com sucesso, tente mais tarde. Se após 3 tentativas em horários diferentes e a conexão não obteve sucesso, ligue no 0800-726-0104 opções 5 e explique o problema. Antes de ligar tenha em mãos o apelido cadastrado na CAIXA para sua empresa, ou o CPF/CNPJ da empresa. Antes de ligar, verifique se sua internet está normal. Após o problema resolvido, volte ao início deste item.

 

Fase 2: Tratar o retorno clicando na seguinte seqüência:

 

Após recebido o arquivo é necessário tratá-lo para saber o seu conteúdo. Para isso clique na seqüência:

[Conexão],[Retorno], [Tratar retorno], clique sobre o arquivo de retorno recebido.

Verifique no relatório do retorno quem foi debitado e quem não foi. Os que não foram debitados são informados o motivo. Tome as providência necessárias.

 

 

5.    Com quem fazer contatos:

 

Problema com a transmissão ou recepção: Ligar para o 0800-574-0104

 

Problema com as contas cadastradas, saldos, créditos, débitos: Ligar

                      Para o seu gerente.

 

Problema com o programa instalado: Envie email para suporte@cobgiro.com  O nosso suporte tem até 24 horas para responder. Não deixe para última hora. Caso o email enviado não seja esclarecedor, o atendimento será mais demorado;

 

    Exemplo de um email não esclarecedor:

 

            Olá,

 

                    Não consigo usar o programa.

 

    Exemplo de email esclarecedor:

 

            Olá,

 

                    Já cadastrei os débitos nas contas dos clientes. Conferi o relatório e está tudo OK. Gerei o arquivo de remessa. Até aí, tudo bem. Mas quando confirmo para enviar o arquivo, dá o seguinte erro: Caminho do Bat não encontrado.

                    O que devo fazer?

 

 

 

Observação final: Nos itens 2, 3 e 4 fala sobre o tratamento de retorno e verificação de relatório. Mas cada retorno poderá vir com um tipo ou vários de informações:

 

No retorno pode vir ao mesmo tempo:

-          Cadastramento de cliente

-          Confirmação de remessa aceita

-          Confirmação de débito programado

-          Confirmação de débito efetuado

 

Portanto em cada retorno, verifique todas as ocorrências, independente se refere-se ao item 2 ou 3 ou 4.

 

6.    Como fazer os acertos:

 

Não existe acerto de valores. Caso seja necessário, o mesmo deve ser removido e cadastrado novamente. Para remover, clique em: [EXCLUSÃO], [LANÇAMENTOS INDIVIDUAIS], digite a data do lançamento e em seguida clique no lançamento a ser excluído e depois clique em [EXCLUIR]

 

Este manual está em constante alteração. Data da última alteração: 01/05/2013.